Máfia da anestesia: Operação mira cartel de médicos no DF

Foto: Divulgação/PCDF

Na manhã desta quarta-feira (9), uma ação conjunta da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO/DECOR), e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), deflagrou a Operação “Toque de Midaz”. A operação cumpriu sete mandados de busca e apreensão contra membros de uma cooperativa e médicos na região do Distrito Federal.

A investigação apura práticas como o controle de grupos de profissionais em hospitais importantes do DF, impedindo a entrada de novos médicos e limitando a concorrência. Também são investigadas a negociação exclusiva de honorários médicos com planos de saúde privados, eliminando a livre concorrência e estabelecendo valores considerados abusivos, além de ameaças físicas e psicológicas contra anestesiologistas que desejavam trabalhar de forma independente.

As diligências desta fase visam coletar mais evidências contra os principais envolvidos e médicos que teriam coagido outros profissionais. A operação contou com o apoio da Divisão de Inteligência Policial (DIPO/PCDF). Os investigados podem ser responsabilizados por organização criminosa, formação de cartel, constrangimento ilegal e lavagem de dinheiro, dependendo de seu grau de participação no esquema.

O nome da operação, “Toque de Midaz”, faz referência ao personagem da mitologia grega conhecido por sua ganância. A grafia com “Z” no final é uma alusão ao medicamento Midazolam, utilizado em procedimentos de anestesia.

<
plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.