Uma mulher de 57 anos, residente no Sudoeste, foi indiciada pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), através da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA), por maus-tratos a animais. A investigação, concluída na segunda-feira (31/3), apurou que a mulher maltratou gatos em quatro ocasiões distintas, resultando na morte de dois deles.
Em um dos episódios, uma testemunha relatou ter ouvido gritos, xingamentos e sons de agressões físicas contra um dos animais, seguidos de miados desesperados. Ao verificar a situação, a testemunha encontrou a mulher visivelmente alterada, com arranhões nos braços e pernas, além de vestígios de sangue e fezes no corpo.
Em outra ocasião, uma gata foi resgatada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) com graves mutilações nas patas, com ausência quase total das garras, que teriam sido cortadas de forma inadequada, causando dor ao animal. Recentemente, a PCDF resgatou outro gato na residência da mulher, que também apresentava sinais de maus-tratos, como magreza e garras cortadas de forma semelhante.
Com base nos fatos e nas provas reunidas, incluindo laudos veterinários, relatos de testemunhas e arquivos de mídia, a mulher foi indiciada quatro vezes por crimes de maus-tratos a animais, em concurso material. A PCDF solicitou a prisão preventiva da indiciada e aguarda a manifestação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a decisão do Poder Judiciário.