A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desarticulou, nesta sexta-feira (31/10), um grupo criminoso especializado na falsificação e venda de receituários e atestados médicos. A ação, denominada Operação Falso Atestado, foi conduzida por equipes da Divisão de Falsificações e Defraudações, após denúncia feita por uma médica que teve o número de registro profissional (CRM) usado indevidamente em documentos falsos.
De acordo com as investigações, os criminosos produziam os documentos fraudulentos e os comercializavam por meio das redes sociais, com valores variados conforme o tipo de falsificação. Durante o cumprimento de quatro mandados de busca, os agentes apreenderam diversas receitas e atestados falsificados, carimbos médicos, um celular produto de roubo e uma arma de fogo, localizada escondida na parte externa de um dos imóveis, próximo à máquina de ar-condicionado.
Uma mulher de 25 anos foi presa em flagrante e autuada por posse irregular de arma de fogo de uso permitido. Parte do material ilícito estava escondida dentro de paredes na residência alvo da operação.
As investigações continuam para identificar e prender outros envolvidos no esquema, que utilizava perfis falsos e aplicativos de mensagens para a venda dos documentos.
A PCDF reforçou que falsificar ou comercializar documentos médicos é crime grave, podendo configurar falsificação de documento público e associação criminosa. A corporação segue apurando o destino dos atestados e se houve envolvimento de terceiros na utilização dos materiais falsos.

 
				 
								 
							 
											






