Operação Metal Precioso desarticula esquema de sonegação de R$ 101 milhões no DF

Foto: Divulgação/PCDF

Uma operação conjunta da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e da Receita do Distrito Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (19/2), a Operação Metal Precioso. O objetivo é desarticular um grupo criminoso especializado em sonegação fiscal, que atuava no setor de sucatas e metais recicláveis.

Cerca de 125 policiais civis, além de equipes da Receita distrital, cumpriram 28 mandados de busca e apreensão e sequestro de bens e valores em diferentes cidades do Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro. A ação contou com o apoio das polícias civis dos estados de Goiás e Rio de Janeiro.

As investigações revelaram que o grupo criminoso criava empresas de fachada e fictícias, utilizando “laranjas” e “testas de ferro” para fraudar o fisco. As empresas fantasmas substituíam as empresas reais na comercialização de sucatas e metais, permitindo que as empresas beneficiárias continuassem enquadradas em regimes tributários favorecidos, pagando menos impostos do que o devido.

Estima-se que o esquema criminoso tenha causado um prejuízo de R$ 101 milhões aos cofres públicos do Distrito Federal. Os principais articuladores do esquema são os sócios de empresas do setor de sucatas e metais, que vendem seus produtos para grandes indústrias. Além deles, há operadores responsáveis pela criação das empresas fantasmas e contadores envolvidos na estruturação das fraudes.

A operação busca fortalecer as provas já reunidas e identificar os verdadeiros beneficiários do esquema, rastreando o caminho percorrido pelos valores movimentados nas contas das empresas fraudulentas. Os investigados responderão pelos crimes de organização criminosa, sonegação fiscal, falsificação e uso de documentos falsos, além de lavagem de dinheiro. As penas podem ultrapassar 30 anos de prisão.

O nome da operação, Metal Precioso, faz alusão ao setor econômico das empresas envolvidas, que atuam na comercialização de sucatas e metais.

<
plugins premium WordPress