A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por intermédio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais—DRCA, esclareceu o desdobramento da investigação do caso de maus-tratos e abandono de animais, ocorrido no dia 12 de janeiro de 2025, na ADE Pró-DF, em Ceilândia.
Imagens de câmeras de segurança de um comércio local flagraram um casal de jovens abandonando três cães, de cor clara,sendo um adulto e dois filhotes, no meio da rua.
Segundo o registro, os jovens chegaram ao local em um veículo Peugeot/Sedan, de cor cinza, quando deixaram os animais e, após alguns minutos, saíram do local. Um dos cães chegou a seguir o veículo após o abandono. Com base nas imagens, a equipe da DRCA conseguiu identificar os suspeitos e ouvi-los.
Durante o depoimento, o casal negou a prática do crime. Contudo, com base no conjunto probatório, incluindo os registros das câmeras de segurança e demais elementos apurados, os dois foram indiciados por maus-tratos e abandono de animais. Segundo o delegado-chefe da DRCA, Jônatas Silva, a pena para tais crimes pode variar de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.
A Polícia Civil reforça que abandonar ou maltratar animais é crime e alerta a população a denunciar qualquer prática de maus-tratos pelos canais oficiais da PCDF: o Disque-Denúncia (197), site da PCDF e ou WhatsApp da DRCA: (61) 98626-1197.