A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou, na manhã desta sexta-feira (19), uma operação contra um esquema investigado por lavagem de dinheiro e crimes contra a administração pública. A ação, chamada de Operação Recover, resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão.
De acordo com a PCDF, por meio da Delegacia de Repressão à Corrupção (DRCOR), ligada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor), também foram apreendidos veículos de luxo e determinados o bloqueio de bens e de valores financeiros compatíveis com o montante obtido de forma ilegal. A operação contou com apoio do Ministério Público do Distrito Federal, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social.
As investigações começaram em maio de 2024, quando cerca de R$ 900 mil em dinheiro vivo foram apreendidos no momento em que dois investigados repassavam o valor a um terceiro. A partir desse fato, a polícia identificou indícios de que os três estariam associados para lavar milhões de reais.
Segundo os investigadores, há fortes suspeitas de que os valores tenham origem em superfaturamento, desvio de recursos públicos e corrupção em obras e serviços contratados por órgãos da administração pública. Para ocultar a origem do dinheiro, o grupo teria usado empresas de fachada, notas fiscais falsas e diversas transferências financeiras entre pessoas físicas e jurídicas.
A Polícia Civil informou ainda que algumas das empresas investigadas já foram alvo de apurações anteriores por outras instituições policiais, por suspeitas de práticas semelhantes. As investigações continuam.









