Nesta segunda-feira (26/5), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 9ª DP, prendeu duas mulheres, de 42 e 39 anos. Elas são suspeitas de aplicar golpes contra idosos no DF, se passando por representantes de igrejas evangélicas.
As investigações apontam que as golpistas abordavam as vítimas com a promessa de incluí-las em programas de distribuição de cestas básicas. Com o uso de um discurso, as suspeitas conseguiam obter documentos pessoais e fotografias dos idosos. Com esses dados, abriam contas bancárias e contratavam empréstimos de forma irregular.
Segundo Ronney Marcelo, delegado-chefe adjunto da 9ª DP, os crimes causaram não só prejuízos financeiros, mas também danos emocionais às vítimas, muitas das quais ainda tentam regularizar sua situação e limpar seus nomes. “Com as informações em mãos, as golpistas abriam contas bancárias em nome das vítimas e contratavam empréstimos fraudulentos, deixando um rastro de prejuízos financeiros e transtornos emocionais. Algumas das vítimas só descobriram o golpe quando passaram a receber cobranças”, explicou o delegado.
As investigações mostraram que as ações das criminosas estavam aumentando, e elas visavam principalmente pessoas idosas. Por isso, a PCDF divulgou as imagens das suspeitas, no interesse público, para que outras vítimas possam procurar a polícia e denunciar.
As suspeitas responderão por estelionato e falsidade ideológica. A PCDF continua as investigações para identificar outros envolvidos e novas vítimas, e orienta a população a ficar atenta a propostas que peçam dados pessoais em troca de benefícios.