Dois cães foram resgatados de uma situação de maus-tratos dentro de um comércio em Samambaia, na tarde dessa segunda-feira (30). A ação foi realizada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA/CEPEMA) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), após receber denúncias.
As informações, enviadas por aplicativo de mensagens e pelo sistema de denúncias da PCDF, indicavam que dois animais estavam presos em uma caixa de madeira coberta por tábuas, sem acesso a água ou comida, e que choravam durante a noite. O local do resgate fica próximo ao Centro de Ensino Fundamental 507, em Samambaia.
No local, os policiais encontraram os dois cães, um de pelagem caramelo e outro preto, confinados em uma estrutura de madeira coberta por um palete. A situação era considerada crítica, pois os animais estavam em um ambiente insalubre, sem ventilação ou iluminação, com fezes espalhadas pelo chão e claros sinais de negligência.
Os cães foram imediatamente resgatados e levados ao Hospital Veterinário Público de Taguatinga (HVEP) para receber atendimento. Após os cuidados iniciais, eles foram acolhidos por um lar temporário, com o apoio de protetores voluntários.
A DRCA irá instaurar um inquérito policial para apurar os fatos e identificar o responsável pelos maus-tratos. O acusado poderá responder pelo crime de maus-tratos a animais, conforme previsto no artigo 32 da Lei nº 9.605/98.
A Polícia Civil reforça a importância das denúncias de maus-tratos a animais. Elas podem ser feitas pelo telefone 197, pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (61) 98626-1197. O anonimato é garantido.