PCDF resgata jabutis mantidos em cativeiro no Park Way

Fotos: Divulgação/PCDF

Uma operação realizada em uma mansão no Park Way resultou no resgate de 13 animais silvestres mantidos em cativeiro em condições irregulares, entre eles 12 jabutis e um cágado, e reforçou o alerta para o crime de tráfico e manutenção ilegal de fauna.

De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais (DRCA), a Operação Lex Animalia foi deflagrada na tarde de quarta-feira (26/11) com o cumprimento de mandado de busca e apreensão em um imóvel de alto padrão, após indícios de tráfico e guarda ilegal de animais silvestres.

No local, os policiais foram recebidos por um adolescente de 16 anos e, nos fundos da propriedade, localizaram um viveiro sujo, sem alimento e sem água, onde estavam os 12 jabutis e o cágado em situação irregular.

Um dos animais ainda foi encontrado solto em área cercada, o que impedia o acesso natural da fauna ao ambiente, caracterizando também manutenção em cativeiro.

Todos os animais foram apreendidos e encaminhados ao Hospital da Fauna Silvestre (HFAUS), onde passam por avaliação veterinária e reabilitação. Após os cuidados necessários, a previsão é de que sejam levados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama (CETAS/IBAMA), responsável por prepará-los para retorno seguro à natureza.

A PCDF destaca que a Operação Lex Animalia integra um trabalho contínuo da DRCA no combate ao tráfico de animais silvestres e à exploração ilegal da fauna, condutas enquadradas no artigo 29 da Lei nº 9.605/98, que prevê responsabilização criminal para quem captura, mantém em cativeiro, vende ou expõe à venda animais da fauna silvestre sem autorização. As investigações seguem em andamento para identificar e responsabilizar todos os envolvidos no esquema.

Além do aspecto criminal, o caso reforça a necessidade de conscientização: manter animais silvestres em casa não é “cuidado”, mas um crime que provoca sofrimento, desequilíbrio ambiental e alimenta uma cadeia de tráfico que retira esses animais de seus habitats.

A orientação das autoridades é clara: em vez de adquirir animais silvestres, a população deve denunciAR situações suspeitas e apoiar ações de proteção da fauna, contribuindo para que espécies nativas permaneçam onde realmente pertencem em liberdade.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.