A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desarticulou, na manhã desta segunda-feira (18), uma organização criminosa que furtava embarcações e carretinhas de reboque em diversas regiões do DF. A ação, batizada de “Operação Stolen Boat 2”, cumpriu cinco mandados de prisão e cinco de busca e apreensão no Setor Habitacional Sol Nascente e em Águas Lindas de Goiás.
Entre os presos está um homem de 36 anos, apontado como o principal articulador do grupo. Ele já é um antigo conhecido da polícia, tendo sido condenado na primeira fase da operação, em 2022, pelo mesmo tipo de crime em Vicente Pires. O suspeito também possui passagens por receptação e por armazenar produtos ilegais.
As investigações da 15ª Delegacia de Polícia revelaram que o grupo, formado por pelo menos seis integrantes, agia de forma coordenada, principalmente durante a madrugada. Eles furtavam os barcos e reboques e os escondiam em um local no Sol Nascente. Em seguida, os bens eram levados para Águas Lindas-GO, onde tinham seus sinais de identificação adulterados para serem revendidos.
Durante a operação de hoje, além do líder, um homem de 37 anos foi preso em flagrante em Águas Lindas com um reboque que estava com a numeração suprimida. A companheira dele também foi detida por posse ilegal de arma de fogo; segundo a polícia, ela é a proprietária de um dos carros usados nos crimes. Um terceiro homem, de 57 anos, foi preso por estar com um objeto roubado. No total, foram apreendidos dois reboques e uma arma de fogo.
Os envolvidos responderão por crimes graves, como furto qualificado durante o período noturno e organização criminosa. Somadas, as penas podem chegar a 16 anos de prisão.
As investigações continuam, pois um dos suspeitos com mandado de prisão ainda está foragido. A PCDF reforça que a colaboração da população com informações pelo Disque-Denúncia (197) é fundamental para a localização de outros bens furtados e a completa desarticulação do grupo.