Policiais penais descobrem buraco em cela e evitam fuga na Papuda

Foto: Paulo H.Carvalho/Agência Brasília

Policiais penais impediram uma fuga de presos de uma das alas de segurança máxima do Presídio do Distrito Federal I (PDF1), no Complexo Penitenciário da Papuda, após encontrarem um buraco na cela. Os detentos se preparavam para fugir do local, na noite desta terça-feira (10/9).

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF), o buraco estava “disfarçado” com pedaços de colchão. Um agente que revistava a cela – que fica na área de presos de alta periculosidade – encontrou a abertura na parede.

O buraco foi foi feito entra a cela e o solarium — área onde os presos tomam banho de sol. Os detentos já haviam arrancado partes de estruturas de concreto, que funcionam como grades para isolar os corredores, e usavam miolo de pão, para disfarçar que as pilastras estavam quebradas. A cela foi isolada para perícia e os presos envolvidos foram levados à 30ª Delegacia de Polícia, para o registro do boletim de ocorrência.

Segundo a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP), três homens que tentaram fugir foram autuados em flagrante pelo crime de dano ao patrimônio público. “Os presos foram apresentados ao Núcleo de Audiência de Custódia (NAC) e a prisão em flagrante foi convertida em prisão preventiva”, informou a VEP.

Agora, além dos crimes pelos quais já respondem, os presos vão responder ainda por falta disciplinar de natureza grave, devido a imputação da prática de outro crime durante a execução de pena. “Se ao final da apuração a falta disciplinar for homologada pela VEP, os presos poderão perder dias remidos e alterar o marco para o progressão de regime, o que resultará em atraso no cumprimento da pena”, diz a Vara de Execuções Penais.

plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.