Rafael Moreira Vitorino, novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal (Secti-DF), tomou posse, na última terça-feira (2), e iniciou a gestão com uma agenda marcada pelo diálogo interno e pelo anúncio de duas prioridades estratégicas: a reforma e fortalecimento das atividades do Planetário de Brasília Luiz Cruls e a implementação do Polo Criativo e Tecnológico no Setor Comercial Sul (SCS).
Durante a primeira semana no cargo, Vitorino tem conduzido reuniões com subsecretários e gestores da pasta, com o objetivo de compreender os projetos em andamento, ouvir as equipes e alinhar estratégias para os próximos meses.
Planetário
Com mais de cinco décadas de história e responsável por atrair mais de 450 mil visitantes entre 2019 e 2025, o Planetário Luiz Cruls consolidou-se como um dos principais espaços de divulgação científica do país. O local promove exposições temáticas, festivais imersivos, colônias de férias e projetos educativos. A proposta do novo secretário é ampliar esse papel com melhorias estruturais, novas experiências interativas e maior integração com iniciativas tecnológicas, reforçando o Planetário como referência nacional em turismo científico e educação.
Além disso, o espaço deve se consolidar como polo de eventos e debates sobre ciência, tecnologia e inovação no Distrito Federal.
Mais metas
Outra meta de Vitorino é avançar na implantação do Polo Criativo e Tecnológico no Setor Comercial Sul, que busca transformar a região em um hub de inovação e economia criativa. O projeto, atualmente em fase de execução, conta com fomento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF), com investimento inicial de R$ 1,5 milhão, e parcerias da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Católica de Brasília (UCB). A iniciativa prevê diagnóstico urbanístico, definição de modelo de governança e o desenvolvimento de uma plataforma digital para estimular negócios inovadores.
A pesquisa preliminar já identificou mais de 5,5 mil empresas ativas no local, revelando o potencial do polo para gerar empregos, atrair investimentos e revitalizar o coração da capital.
“Dou início a esta gestão com o compromisso de valorizar pessoas, fortalecer o diálogo e construir soluções de forma coletiva. E nossas prioridades refletem essa visão: transformar o Planetário em um centro ainda mais conectado à ciência e à sociedade e consolidar o Polo Criativo do SCS como motor de inovação e desenvolvimento econômico para o Distrito Federal”, destaca o novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF.
Servidor de carreira do Detran-DF desde 2010, Rafael Vitorino é formado em Sistemas de Informação, com quatro pós-graduações nas áreas de gestão pública, gestão, educação, segurança no trânsito e formação em engenharia de redes e segurança da informação. No serviço público, exerceu funções como diretor-adjunto do Detran-DF e assessor parlamentar federal.
Essa fase inicial de escuta também contempla a continuidade do Programa de Integridade da Secti, alinhado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e à Lei de Acesso à Informação (LAI). Com a posse e as primeiras reuniões de trabalho, Rafael Vitorino reforça o compromisso de fortalecer o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação no Distrito Federal, com foco em resultados de impacto para a sociedade.