UPAs do DF ganham reforço com médicos rotineiros e registram mais agilidade no atendimento

Foto: Alberto Ruy/IgesDF

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Distrito Federal contam, desde julho, com o reforço de médicos rotineiros contratados pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IgesDF). Com experiência em clínica médica e terapia intensiva, esses profissionais atuam pelo menos 30 horas por semana, acompanhando de perto a evolução dos pacientes e promovendo maior eficiência na gestão de leitos.

A presença contínua desses médicos permite organizar melhor o fluxo de internações e altas, definir planos terapêuticos mais rápidos e otimizar o uso das vagas disponíveis. Segundo a gerente geral de assistência das UPAs, Ana Patrícia de Paula, a medida tem impacto direto na qualidade do atendimento: “O médico rotineiro oferece uma visão integrada do estado dos pacientes e fortalece a comunicação entre as equipes, o que melhora a assistência e reduz o tempo médio de permanência nas unidades”.

Resultados práticos

Na UPA de Vicente Pires, por exemplo, o giro de leitos aumentou 60,52%. Antes, havia em média 35 a 38 pacientes internados por dia; hoje, a média caiu para 10 a 15. A mudança também diminuiu o tempo de espera, permitindo que médicos plantonistas se dediquem mais ao atendimento imediato de quem aguarda na recepção.

Com esse reforço, o IgesDF busca garantir mais agilidade, segurança e resolutividade no cuidado à população, fortalecendo a rede de pronto atendimento e reduzindo gargalos que antes comprometiam a eficiência do serviço.

plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.