Funcionários do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) foram flagrados pichando o muro de um condomínio em Vicente Pires. O caso ocorreu na madrugada de 31 de dezembro, durante a coleta de lixo na região.
Imagens de câmeras de segurança mostram o momento em que os trabalhadores, por volta das 0h40, se revezam para fazer pichações no muro enquanto permanecem sobre o caminhão. Um dos homens, que aparenta ser o motorista do veículo e usava gorro de Papai Noel, inicia a ação com um spray. Em seguida, outros dois colegas também utilizam o material. Um quarto funcionário não participa diretamente da pichação, mas observa a cena e ri.
Após pouco mais de um minuto, o grupo deixa o local e segue com a rotina de trabalho. Não há informações sobre o que motivou o ato de vandalismo.
Em nota, o SLU afirmou que a conduta registrada vai contra os princípios e normas da autarquia, além de desrespeitar o patrimônio público e privado. O órgão informou ainda que acionou a empresa responsável pelo serviço para que as providências cabíveis sejam tomadas e reforçou o compromisso com ética, responsabilidade e respeito à população.
A pichação é considerada crime ambiental, conforme a Lei nº 9.605/98, e também se enquadra como dano ao patrimônio, previsto no Código Penal, com pena que pode variar de três meses a um ano de prisão, além de multa.
A Polícia Militar do Distrito Federal e a Polícia Civil informaram que não foram acionadas para atender a ocorrência.







