A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA/CEPEMA), está investigando um caso grave de maus-tratos a um gato, ocorrido no fim de agosto deste ano em Samambaia.
A denúncia chegou à delegacia em 31 de agosto, após a divulgação nas redes sociais de um vídeo que mostra dois jovens aplicando um produto químico nos órgãos genitais e nas costas do animal com um pincel. Durante a gravação, é possível ouvir os suspeitos rindo e dizendo que o líquido seria “querosene” — em outro momento, afirmam tratar-se de “groselha”.
De acordo com a PCDF, o vídeo foi publicado nos stories de um dos envolvidos, que se apresenta nas redes sociais como influenciador digital de jogos de azar. Ambos os suspeitos já foram identificados e deverão responder pelo crime de maus-tratos a animais, que prevê pena de dois a cinco anos de prisão. A identidade deles não foram divulgadas pela polícia.
Segundo a DRCA, a aplicação de substâncias químicas como “pretinho de pneu” ou outros solventes derivados de petróleo pode causar queimaduras graves, com risco de infecção e falência de órgãos, além de intenso sofrimento ao animal.
A PCDF reforçou que casos de maus-tratos são tratados com prioridade e pediu que a população denuncie situações semelhantes pelos seguintes canais:
- Telefone: 197 (opção 0)
- E-mail: [email protected]
- WhatsApp: (61) 98626-1197









