Vídeo: Mais de 1,5 mil presos são beneficiados no Saidão de Dia das Crianças no DF

Foto: Divulgação / Seape

A sétima saída temporária de presos do Distrito Federal começou na manhã desta quinta-feira (9/10), em comemoração ao Dia das Crianças. Ao todo, 1.582 reeducandos, entre eles 58 mulheres, foram beneficiados pela medida. A liberação teve início por volta das 7h e os detentos devem retornar até as 10h da próxima segunda-feira (13/10).

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF), quem não voltar dentro do prazo será considerado foragido e pode perder o direito ao regime semiaberto. A população pode repassar informações sobre foragidos ou presos que descumprirem as regras do benefício de forma anônima, pelo telefone ou WhatsApp (61) 9 9666-6000, da Polícia Penal do DF.

A saída temporária é autorizada pela Portaria nº 1/2025 da Vara de Execuções Penais (VEP/DF) e contempla internos do regime semiaberto que possuem autorização de trabalho externo ou já têm histórico de saídas controladas.

Diferente das edições anteriores, o sétimo “saidão” do ano não contará com a fiscalização dos beneficiados. Isso ocorre porque os policiais penais não aderiram ao Serviço Voluntário Gratificado (SVG), responsável pelo acompanhamento dos detentos durante o período fora das unidades prisionais.

A decisão foi comunicada pela Seape-DF à VEP na última segunda-feira (6/10). No documento, o secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Souza e Teles, afirmou que a falta de adesão ao serviço inviabilizou “a execução integral das atividades programadas para o mês”, destacando que o SVG é essencial para garantir a segurança das unidades, a integridade física de servidores e o cumprimento das rotinas carcerárias.

Para amenizar os impactos, Teles informou que os policiais da Diretoria de Fiscalização da Polícia Penal foram deslocados para escoltas hospitalares, o que deixou a fiscalização dos apenados fora do presídio prejudicada.

Os policiais penais reivindicam o cumprimento de um acordo sobre a redução do interstício e reajuste salarial proporcional ao concedido a outras forças de segurança. A proposta do governo federal prevê aumentos de até 24,43% para policiais e bombeiros militares e de até 27,27% para policiais civis.

Veja o vídeo:

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.