Um policial civil foi preso em flagrante após agredir a companheira e xingar policiais militares de “lixos” e “vagabundos”. A prisão ocorreu no dia 10 de janeiro, em um bar de Taguatinga Norte, mas as imagens só foram divulgadas nesta terça-feira (21).
O agente da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), Cláudio Pereira Gonçalves, aparece em um vídeo gravado por militares que atuaram na ocorrência desacatando os PMs. Na gravação, ele aparece algemado, enquanto é levado para uma viatura da PMDF.
“Vocês são uns lixos. Vocês são nada. Vocês não têm vergonha de serem omissos?”, disse Cláudio. Em resposta, o policial militar que conduziu Cláudio respondeu que “teria vergonha se estivesse bêbado em um bar batendo na mulher dele”. Ao que o agente rebateu: “Você é um babaca. Você não tem o que fazer, não? Isso é vergonhoso. Vocês são vergonhosos, vocês são uns lixos. Vai caçar bandido, cara. É vergonhoso a gente pagar um salário para uma pessoa igual vocês. Eu sou um trabalhador. Você é um merda, um nada. Vocês são todos nojentos. Não me maltrata, hein”.
Segundo a PMDF, uma equipe havia sido acionada para atender a uma ocorrência de violência contra a mulher em um bar de Taguatinga. Depois do desacato, a equipe levou Cláudio para a 12ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Centro).
O agente foi autuado por desacato e dano ao patrimônio público pela Corregedoria-Geral da PCDF. Ele passou por audiência de custódia e foi liberado pela Justiça para responder ao processo em liberdade. A Corregedoria da corporação abriu um procedimento administrativo disciplinar para apurar a conduta do agente de polícia.