Na madrugada deste domingo (27/4), uma abordagem de trânsito em São Sebastião terminou com um homem detido após um confronto com um agente. A ocorrência, registrada como desacato, teve imagens circulando nas redes sociais.
As gravações mostram um homem vestindo camiseta branca sendo agarrado pelas pernas por um agente de trânsito. Em seguida, ele é lançado ao chão, em frente a um veículo. Já imobilizado, o homem é contido por outros agentes que se aproximam.
A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) também estava presente no local da blitz. Testemunhas relataram que a atuação dos policiais militares se limitou ao suporte da ocorrência, sem excessos.
Assista:
A corporação informou que os policiais militares estavam prestando apoio à operação do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) e que o homem foi conduzido à 30ª Delegacia de Polícia (São Sebastião) por desacato ao agente de trânsito.
Em nota o Detran-DF disse que o “indivíduo proferiu palavras ofensivas em tom elevado, ameaçou os agentes e tentou incitar outros condutores abordados a se voltarem contra as equipes de fiscalização”.
Leia a nota na íntegra:
“O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) informa que, durante operação de fiscalização da Lei Seca realizada na região de São Sebastião, na madrugada deste domingo (27), o condutor de um Ford Focus foi abordado e se recusou a realizar o teste do etilômetro. No interior do veículo, encontrava-se seu irmão, que apresentava comportamento alterado e claros sinais de consumo de bebida alcoólica. Em determinado momento, ele desceu do carro e passou a tumultuar a operação.
O indivíduo proferiu palavras ofensivas em tom elevado, ameaçou os agentes e tentou incitar outros condutores abordados a se voltarem contra as equipes de fiscalização. Apesar das várias tentativas de diálogo para conter as ofensas, o comportamento agressivo persistiu. Diante disso, o indivíduo foi preso por desacato e conduzido à 30ª Delegacia de Polícia de São Sebastião, com o apoio de uma viatura policial.
O Detran-DF esclarece que a atuação dos agentes seguiu os procedimentos previstos para situações de agressão, resistência e desacato, conforme as normas vigentes. Eventuais questionamentos serão analisados dentro dos trâmites legais.”