Cinco turistas, incluindo uma adolescente, tiveram que se agarrar a pedras e galhos para não serem arrastados por uma cabeça d’água enquanto faziam trilha em uma cachoeira na Chapada dos Veadeiros, em Goiás. O susto aconteceu na segunda-feira (30), e um vídeo registrado no local mostra a força da correnteza.
Lana Guedes, uma das vítimas, relatou que o grupo estava em um hotel fazenda que permitiu a trilha, mas não alertou sobre os riscos de enchentes. “Não nos informaram do risco. Não tinha corda, placas de risco de alagamento e zero brigadistas”, disse a servidora pública.
De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a região registrou fortes chuvas, o que contribuiu para a formação da cabeça d’água. O gerente do Cimehgo, André Amorim, explicou que esse fenômeno é comum em áreas com cursos d’água intermitentes, como a Chapada dos Veadeiros.
“É muito perigoso porque a movimentação é muito rápida. Pode jogar você contra uma pedra dessa e você se machucar, bater a cabeça. Por isso é importante a questão dos guias turísticos”, alertou Amorim.
As vítimas, que não sofreram fraturas, mas tiveram escoriações e luxações, retornaram para Brasília no mesmo dia. Elas não chamaram os bombeiros e conseguiram concluir a travessia por conta própria.