Durante a entrega de quatro novos helicópteros para as forças de segurança, o governador Ronaldo Caiado anunciou, nesta segunda-feira (12/1), a criação de duas novas bases aéreas policiais em Goiás, sendo uma no Entorno do Distrito Federal e outra na região Sudoeste. “Luziânia será a base no Entorno, e a outra será em Rio Verde. Depois, vamos fazer na região Norte e ir ampliando, com o Daniel Vilela, pelo Estado todo para agilizar as ações no combate à criminalidade”, explicou.
No evento, realizado na Praça Cívica, em Goiânia, Caiado destinou quatro helicópteros à Secretaria de Segurança Pública de Goiás. Os novos veículos dobram a frota aérea do Estado e fortalecem a capacidade de resposta em operações estratégicas. O investimento, superior a R$ 135 milhões, foi realizado com recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e as aeronaves já estão em atividade desde dezembro de 2025.
O governador explicou que essa descentralização das aeronaves dará mais eficiência ao trabalho da segurança pública, uma vez que cada base terá uma área de abrangência específica para rápida capacidade de deslocamento. “Quando eu cheguei no Estado, tinha apenas um helicóptero funcionando. Era uma total ausência de infraestrutura para a nossa polícia. Trabalhamos fortemente durante esses anos todos e hoje entregamos algo inédito, expandindo as ações da cobertura aérea”, pontuou Caiado ao indicar que, em breve, haverá entrega de outros helicópteros.
O vice-governador Daniel Vilela citou que responsabilidade fiscal e valorização das polícias foram algumas das ações promovidas pela atual gestão que levaram à queda consecutiva dos principais índices de criminalidade. “Temos uma polícia preparada, equipada, bem remunerada e altamente qualificada para desempenhar com excelência o seu trabalho. Não chegamos a essa condição de referência da segurança pública no Brasil por acaso. Foi fruto de muito esforço, trabalho e responsabilidade liderados por Caiado”, reconheceu.
As aeronaves são do tipo Airbus/Helibras AS350B3a (H125), da família Esquilo, conhecida pela robustez, segurança e alto desempenho. Elas permitem o acompanhamento, em tempo real, de ocorrências, o apoio direto às equipes em solo e o acesso rápido a áreas de difícil alcance, como regiões rurais, rodovias e zonas de mata.
Dois veículos foram destinados à Polícia Militar, um à Polícia Civil e outro ao Serviço Aéreo do Estado de Goiás (Saeg), responsável pela gestão e operação das aeronaves do Governo do Estado, além de prestar apoio à segurança pública, no transporte e resgate, além de missões institucionais.











