Caldas Novas decreta calamidade pública por epidemia de dengue

Acorda DF
Foto: Reprodução

O município de Caldas Novas (GO), conhecido por ser destino frequente de muitos brasilienses, entrou em situação de calamidade pública devido ao aumento expressivo de casos de dengue registrados no início de 2026. O decreto foi assinado pelo prefeito Kleber Marra e publicado na terça-feira (13/1).

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nos primeiros 12 dias do ano foram notificadas 87 suspeitas de dengue. No mesmo período, também foram registrados 36 casos suspeitos de chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Os números são superiores aos observados no mesmo período de anos anteriores e indicam o início de uma possível epidemia no município, representando risco à saúde pública.

A decisão foi reforçada após o Hospital e Maternidade Nossa Senhora Aparecida informar à prefeitura, um dia antes da publicação do decreto, sobre a sobrecarga no sistema de saúde local.

Com o reconhecimento da calamidade, a prefeitura passou a adotar medidas emergenciais para conter o avanço das arboviroses. Entre as ações previstas estão a compra de medicamentos, testes rápidos, inseticidas, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e outros materiais necessários para o combate ao mosquito e para o atendimento da população.

O decreto também autoriza a contratação temporária de profissionais e a locação de veículos e máquinas para a limpeza de áreas públicas e privadas. Servidores municipais, especialmente das áreas de saúde e limpeza urbana, poderão ser convocados para a realização de horas extras, mutirões e ações de campo.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.