Festival Canto da Primavera encerra edição histórica em Pirenópolis

Foto: Adalberto Ruchelle/Agência Cora

Neste domingo (14/09), ocorreu o encerramento da 24ª edição do Canto da Primavera – Mostra de Música de Pirenópolis. Com uma programação que movimentou a cidade histórica por seis dias consecutivos, o evento bateu recordes e consolidou-se como uma das maiores vitrines culturais de Goiás.

Promovido com investimento de R$ 4,5 milhões do Governo de Goiás, o festival teve início no dia 9 de setembro e apresentou 70 shows musicais, sendo 67 deles protagonizados por artistas goianos, reforçando a proposta de valorização dos talentos locais e de estímulo à economia criativa no estado.

Neste ano, a estrutura do Canto da Primavera foi ampliada de forma inédita: seis palcos oficiais foram distribuídos pelo centro histórico de Pirenópolis, facilitando o acesso do público e integrando o circuito cultural ao charme das ruas coloniais. Um dos destaques foi o Palco Cavalhódromo, que recebeu infraestrutura reforçada, com piso especial, camarins, banheiros e estandes. Outro ponto alto foi o Largo da Igreja Matriz, onde uma projeção mapeada encantou os presentes ao transformar a fachada da Igreja Nossa Senhora do Rosário em uma tela viva de memória e identidade pirenopolina.

A instalação visual, assinada pelo artista multimídia goiano VJ Paulinho Pessoa, retratou símbolos locais como as tradicionais Cavalhadas, o artesanato regional e a Serra dos Pirineus, combinando tecnologia, história e emoção.

Além da música, a edição 2025 do Canto da Primavera ampliou sua programação com ações que reforçam a inclusão, a acessibilidade e o desenvolvimento local. A feira Canto Gastronômico contou com 24 estandes e pratos acessíveis ao público por até R$ 12, democratizando o acesso à culinária regional. Já a Feira Goiás Feito à Mão celebrou sua 10ª edição com 50 expositores, promovendo o artesanato e a economia criativa.

Pela primeira vez, todos os shows contaram com intérpretes de Libras, garantindo acessibilidade para a comunidade surda e reforçando o compromisso do evento com a inclusão.

Outro marco importante desta edição foi o número de inscrições: 452 propostas artísticas foram recebidas, o maior número da história do festival, representando um crescimento de 26% em relação a 2024 e a participação de 39 municípios goianos.

Ao visitar os palcos e conversar com o público e os artistas, o governador Ronaldo Caiado destacou o papel transformador da cultura: “Estamos incentivando não só o turismo e a economia local, mas dando visibilidade ao talento goiano e promovendo um ambiente de inclusão e cidadania. É a cultura mostrando sua força em Pirenópolis”, afirmou.

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