O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou uma nova tarifa global de 10%, com efeito imediato. Ele se manifestou após a Suprema Corte dos Estados Unidos ter derrubado, nesta sexta-feira (20), o tarifaço imposto pelo republicano a parceiros comerciais do país.
Por seis votos a três, a maioria dos ministros concluiu que a lei usada pelo governo não autoriza o presidente a criar tarifas por conta própria. Na prática, o entendimento é que Trump extrapolou sua autoridade.
Em declaração a jornalistas, Trump afirmou que há “métodos ainda mais fortes” à sua disposição para impor novas tarifas comerciais. “Outras saídas serão usadas”, disse, acrescentando que os EUA podem arrecadar “ainda mais dinheiro”.
Por meio da rede Truth Social, Trump citou a Seção 122, que permite taxas temporárias, e a Seção 301 para abrir investigações.
“Portanto, com efeito imediato, todas as Tarifas de Segurança Nacional, Seção 232 e as Tarifas da Seção 301 existentes permanecem em vigor e em pleno efeito. Hoje assinarei uma Ordem para impor uma Tarifa Global de 10%, nos termos da Seção 122, além das nossas tarifas normais já em vigor, e também estamos iniciando diversas investigações da Seção 301 e outras para proteger nosso país de práticas comerciais desleais. Agradeço a sua atenção a este assunto. FAÇA A AMÉRICA GRANDE NOVAMENTE!”, escreveu o presidente americano no final do comunicado.











