Um homem armado atirou e matou ao menos 19 crianças, além de uma professora e um outro adulto, nessa terça-feira (24/5), em uma escola infantil no sul do Texas, nos Estados Unidos. O ataque a tiros ocorreu na Robb Elementary School, em Uvalde.
Os alunos vitimados eram crianças com idade entre 7 e 10 anos, aproximadamente. O caso já é considerado como o mais mortal dos EUA desde o massacre na escola Sandy Hook, em Connecticut, que deixou 26 pessoas mortas – 20 crianças entre 6 e 7 anos e seis adultos – em 2012.
O criminoso foi identificado pelas autoridades como Salvador Roma, de 18 anos, que também morreu no local. Segundo o governador do Texas, Greg Abbott, a suspeita inicial é que ele foi morto pelos policiais que foram chamados ao local.
Não há, até a última atualização desta reportagem, informações sobre as motivações do ataque. Informações divulgadas pela imprensa americana dão conta de que o assassino atirou contra a sua própria avó antes de se dirigir para a instituição de ensino. A mulher está hospitalizada.
Além das mortes, estudantes deram entrada em um hospital da região com ferimentos e o banco de sangue da cidade fez um pedido para doações. Uma criança e uma mulher de 62 anos precisaram ser transferidas para uma cidade vizinha, para um centro de saúde especializado em traumas.
O presidente dos EUA, Joe Biden, ordenou que as bandeiras fossem hasteadas a meio mastro até o pôr do sol diariamente até 28 de maio em observância à tragédia.