Um atirador matou ao menos três pessoas e feriu duas ao abrir fogo na praça de alimentação de um shopping center em Greenwood Park, cidade localizada ao sul de Indianápolis, nos Estados Unidos, neste domingo (17/7). Segundo informações da polícia, o atirador foi baleado por um civil armado e não resistiu aos ferimentos.
O autor do ataque, identificado pela polícia apenas como um “homem adulto”, entrou no Greenwood Park Mall com um rifle, vários carregadores e aparentemente agiu sozinho, de acordo com o chefe de polícia, Jim Ison. A motivação do crime ainda é desconhecida.
– O real herói do dia é esse cidadão que estava legalmente carregando uma arma de fogo naquela praça de alimentação e foi capaz de deter o atirador quase no mesmo momento em que ele começou (o ataque) – disse Ison, que também revelou que o civil reagiu ao ataque do agressor utilizando uma arma curta, como uma pistola ou um revólver.
O prefeito de Greenwood, Mark Myers, afirmou que a comunidade vivenciou “um ataque a tiros em massa” na noite do domingo, acrescentando que não havia nenhuma ameaça imediata restante. Em uma coletiva de imprensa, Myers revelou que o civil que conseguiu deter o atirador está sendo chamado de “Bom Samaritano”.
Entre os mortos e feridos, quatro eram do sexo feminino e um do sexo masculino. Ainda segundo o prefeito, uma das vítimas é uma menina de 12 anos, que sofreu ferimentos de menor gravidade. A polícia apreendeu uma mochila suspeita encontrada em um banheiro próximo da área, informou Ison.
O governador de Indiana, Eric Holcomb, disse em um comunicado que estava “monitorando a investigação em andamento” e que a polícia estadual estava auxiliando a aplicação da lei local.
O caso ocorre em meio a preocupações generalizadas sobre tiroteios nos EUA em escolas, locais de trabalho e áreas públicas.
Uma série de massacres com armas desde maio em um mercado de Nova York, em uma escola primária do Texas e no desfile do Dia da Independência em Illinois reacendeu o debate acirrado no país sobre a regulamentação de armas.