Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions, admitiu ter “quebrado regras” para construir o submarino Titan, cujos destroços foram encontrados nesta quinta-feira (22/6), após quatro dias desaparecido no Oceano Atlântico.
Em uma entrevista ao youtuber mexicano Alan Estrada, no ano passado, Rush disse que queria ser lembrado como um “inovador”.
“Gostaria de ser lembrado como um inovador. Acho que foi o general McArthur que disse: “você será lembrado pelas regras que você quebrou”. Eu quebrei regras ao fazer isto, eu acho que as quebrei com lógica e boa engenharia de suporte. Misturar fibra de carbono e titânio é uma regra que você não quebra, mas eu quebrei”, afirmou o CEO.
“[…] É escolher que as regras que você quebre adicionem valor para os outros e para a sociedade, e acho que isso tudo tem a ver com inovação. Não é invenção”, ressaltou.
Na ocasião, o youtuber fez um tour pelo submarino e conheceu os compartimentos. Rush deu mais detalhes acerca de sua subversão, a mistura de fibra de carbono e titânio, que seria proibida. “É acrílico, flexiglass, com sete polegadas de espessura. É grande, pesa 80 libras (176 kg). Quando a gente se aproximar do Titanic vai se encolher, vai se deformar. Antes de quebrar ou dar falha, começa a crepitar e você recebe uma enorme advertência se for falhar”, explicou.
De acordo com o jornal Le Monde, a embarcação nunca chegou a ser certificada por autoridades oficiais.
O empresário também chegou a dizer que “a segurança é puro desperdício”. “Em algum momento, a segurança é puro desperdício. Quer dizer, se você só quer estar seguro, não saia da cama. Não entre no seu carro. Não faça nada”, declarou.
Além de CEO da companhia, Stockton Rush era o piloto do submersível. Nesta quinta, a Guarda Costeira dos Estados Unidos e a OceanGate confirmaram que os cinco tripulantes morreram. Além de Rush, morreram o bilionário britânico Hamish Harding, 58 anos, o bilionário paquistanês Shahzada Dawood, 48 anos, e seu filho Sulaiman Dawood, 19 anosm e o especialista em naufrágio mais renomado do mundo, o francês Paul-Henry Nargeolet.