China acusa EUA de violar direito internacional em ataque à Venezuela

Foto: Divulgação X/MFE

No sábado (03/01), em meio à escalada da crise gerada pelos ataques militares dos Estados Unidos à Venezuela e à captura do presidente Nicolás Maduro, o governo chinês divulgou um duro pronunciamento em que acusa Washington de violar o direito internacional e ameaçar a segurança de toda a região latino-americana.

No comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da China afirma que os EUA ultrapassaram todos os limites ao usar força contra Caracas e contra o chefe de Estado venezuelano. “A China está profundamente chocada e condena veementemente o uso da força pelos EUA contra um país soberano e o uso da força contra o presidente de um país [Nicolás Maduro]”, comunicou a pasta.

O governo chinês também enquadrou a ação norte-americana como um exemplo de hegemonia e desrespeito às regras multilaterais. Em nota, Pequim declarou: “A China se opõe firmemente a esse comportamento hegemônico dos EUA, que viola seriamente o direito internacional, viola a soberania da Venezuela e ameaça a paz e a segurança na América Latina e no Caribe. Pedimos que os EUA respeitem o direito internacional e os propósitos e princípios da Carta da ONU e parem de violar a soberania e a segurança de outros países”.

A reação ocorre após os EUA lançarem ataques contra alvos em território venezuelano e anunciarem, por meio do ex-presidente Donald Trump, que Nicolás Maduro e a primeira-dama teriam sido capturados e levados para fora do país. A ofensiva foi duramente criticada por aliados de Caracas e por diversos governos da região, que veem na operação um precedente perigoso de intervenção militar direta em um país soberano.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.