O assessor da Presidência da Ucrânia, Mykhailo Podolyak, afirmou há pouco que as tropas russas venceram a batalha em Chernobyl e tomaram o controle da antiga usina nuclear desativada. O exército da Rússia avançou na região no fim da manhã desta quinta-feira (24).
“É impossível dizer que a usina nuclear de Chernobyl está segura após um ataque totalmente sem sentido feito pelos russos”, disse Mykhailo Podolyak. “Esta é uma das ameaças mais sérias à Europa hoje”.
Mais cedo, um assessor do Ministério do Interior ucraniano havia alertado para entrada de tropas russas na zona da usina, vindo através da fronteira ucraniana com Belarus. Segundo ele, houve combates pela região.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores ucraniano havia ressaltado que um ataque poderia “causar outro desastre ecológico”. “Em 1986, o mundo viu o maior desastre tecnológico em Chernobyl (…) Se a Rússia continuar a guerra, Chernobyl pode acontecer novamente em 2022”, afirmou.
Em pronunciamento, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que o ataque russo mirou a “infraestrutura militar do país”. Zelensky ressaltou que já há baixas entre os russos, citando falas de autoridades militares de que ao menos cinquenta combatentes russos foram mortos na região de Luhansk. Entre os ucranianos, já há mais de quarenta soldados mortos.
Com informações da CNN e Veja