Talibã pede que Rússia e Ucrânia resolvam crise com “diálogo e meios pacíficos”

Foto: EPA/STRINGER

Em nota divulgada nesta sexta-feira (25/2), o grupo extremista Talibã, que assumiu o comando total do Afeganistão em agosto de 2021, pediu que Ucrânia e Rússia resolvam a crise atual entre os dois países por meio do “diálogo” e de “meios pacíficos”.

“O Emirado Islâmico do Afeganistão pede a contenção das duas partes [Rússia e Ucrânia]. Todos os lados precisam desistir de defender posicionamentos que podem intensificar a violência”, disse o comunicado publicado pelo porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Abdul Qahar Balkhi.

Além de invocar o pacifismo, a nota emitida pelo Talibã ainda diz que “o Emirado Islâmico do Afeganistão está monitorando a situação” e pede que os dois países envolvidos no conflito garantam a proteção da vida dos estudantes e imigrantes afegãos que vivem atualmente na Ucrânia.

A postura pedida pelo grupo na nota destoa completamente das atitudes tomadas pelo Talibã, sejam elas nos últimos anos ou recentemente, quando ficaram conhecidos por um histórico de ampla violação de direitos humanos, com práticas como a repressão violenta contra opositores, jornalistas, e a imposição de diversas proibições às mulheres.

 

Com informações do Pleno News

plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.