O presidente venezuelano Nicolás Maduro fez um apelo público ao povo brasileiro para apoiar a Venezuela em meio ao aumento das tensões com os Estados Unidos, durante uma transmissão de TV nesta quinta-feira (04/12).
Na fala, Maduro agradeceu por ter recebido um boné do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e aproveitou o gesto simbólico para reforçar a ideia de unidade entre brasileiros e venezuelanos. Segundo a publicação, ele chegou a se arriscar no “portunhol” e afirmou que a vitória “pertence” ao seu país, além de convocar os brasileiros a irem às ruas em defesa da paz e da soberania venezuelana.
O pedido ocorre em um contexto de escalada diplomática e militar na região. De acordo com a reportagem, os EUA têm intensificado ações e alertas envolvendo o território venezuelano, citando operações contra embarcações que seriam ligadas ao tráfico e recomendando cautela a companhias aéreas sobre sobrevoos no país.
O governo americano acusa Maduro de liderar o chamado “Cartel de los Soles”, enquanto o governo venezuelano nega e afirma que Washington busca derrubá-lo e ter acesso ao petróleo do país. A reportagem também menciona que Maduro e Donald Trump teriam conversado por telefone em novembro e que houve tentativa de mediação com participação do empresário Joesley Batista.










