O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe morreu nesta sexta-feira (8/7), após ser baleado em um ataque durante um ato eleitoral em Nara, no oeste do Japão. A morte foi confirmada pelo Partido Liberal Democrático (PLD), ao qual ele pertencia. Abe, de 67 anos, foi atingido enquanto discursava antes das eleições parlamentares. Ele ainda foi transportado de avião para um hospital após sofrer uma parada cardiorrespiratória, mas não resistiu.
De acordo com a NHK, rede japonesa de televisão, Tetsuya Yamagami, de 41 anos, foi preso por tentativa de homicídio e uma arma de fogo foi confiscada. A NHK informou que o suspeito serviu na Força de Autodefesa Marítima por três anos na década de 2000.
Conforme o jornal The New York Times, a Agência Japonesa de Gerenciamento de Incêndios e Desastres confirmou que o ex-primeiro-ministro sofreu ferimentos de bala no pescoço e no peito.
A emissora transmitiu cenas em que Abe é visto desmaiado na rua e sendo socorrido por seguranças do local. No momento do ataque, ele estava fazendo um discurso em prol da campanha eleitoral de Kei Sato, do Partido Liberal Democrata (PLD), para a Câmara Alta do Parlamento japonês.
A emissora pública NHK transmitiu imagens dramáticas de Abe dando um discurso do lado de fora de uma estação de trem principal em Nara. Ele está de pé, vestido com um terno azul marinho, levantando o punho, quando um tiro é ouvido. Já um repórter da NHK, informou que aos menos dois tiros foram disparados. Ainda não há confirmação se Abe foi atingido por duas balas.
O primeiro-ministro Fumio Kishida chamou o ataque de “covarde e bárbaro” e acrescentou que o crime ocorrido durante a campanha eleitoral, que é o fundamento da democracia, era absolutamente imperdoável.
Abe foi o primeiro-ministro mais longevo do país e cumpriu dois mandatos – de 2006 a 2007 e de 2012 a 2020. Ele renunciou ao cargo em agosto de 2020, após apresentar problemas de saúde. Enquanto esteve no poder, ganhou notoriedade pela ascensão econômica aplicada no país.
Veja o vídeo:
O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe morreu nesta sexta-feira (8/7), após ser baleado em um ataque durante um ato eleitoral em Nara, no oeste do Japão.
Leia mais em: https://t.co/4DSCnTNGLr pic.twitter.com/oEzITxfi9d
— Acorda DF (@acorda_df) July 8, 2022