A empresa de tecnologia espacial Blue Origin lançou nesta segunda-feira (14), o primeiro voo ao espaço realizado pela companhia com uma tripulação 100% feminina. Entre as participantes da missão estão a cantora Katy Perry e a jornalista Lauren Sánchez, namorada de Jeff Bezos, fundador da empresa.
As outras integrantes do voo são a ex-cientista de foguetes Aisha Bowe, a cientista Amanda Nguyen, a produtora de filmes Kerianne Flynn e a jornalista Gayle King. O grupo passou por um treinamento na Vila dos Astronautas, localizada no Texas, nos Estados Unidos, nas últimas semanas.
A viagem ao espaço integra a missão NS-31, que é a 31ª do foguete New Shepard. A experiência no espaço durou cerca de 11 minutos, sendo quatro deles em um local sem gravidade. A missão cruzou a chamada Linha de Kármán, limite entre a atmosfera da Terra e o espaço sideral. O voo foi exibido pelas redes sociais e no site da Blue Origin.
A Blue Origin envia turistas e celebridades para o espaço desde julho de 2021, quando aconteceu a primeira missão tripulada da New Sheaprd. Em outubro daquele ano, o ator William Shatner, famoso como Capitão Kirk em Jornada nas Estrelas, foi um dos passageiros do voo ao espaço. O Brasil também teve representantes em viagens da empresa: o engenheiro Victor Hespanha, que voou em junho de 2022.
Cerca de três meses depois da viagem de Victor, em setembro de 2022, um foguete da Blue Origin caiu pouco após o lançamento, devido a uma falha. A missão, porém, não era tripulada e ninguém ficou ferido. Diante do incidente, a companhia interrompeu voos de passageiros por quase dois anos e só os retomou em maio do ano passado, quando seis pessoas foram ao espaço.