Um forte terremoto atingiu o nordeste do Japão nesta quarta-feira (16/3) e fez com que as autoridades do país emitissem um alerta de tsunami na região. A Agência Meteorológica do Japão informou que o terremoto teve magnitude de 7,3. Mais tarde, fortes ondas atingiram o porto de Ishinomaki, em Miyagi, segundo o órgão.
Não há, por enquanto, informação sobre eventuais danos ou vítimas, mas o governo já estabeleceu um centro de emergência para lidar com o incidente.
O tremor é um dos mais fortes a atingir a mesma área do Japão que foi devastada pelo terremoto de magnitude 9, seguido de um tsunami, registrado em março de 2011 e responsável pelo acidente na usina nuclear de Fukushima.
Segundo a agência japonesa “Kyodo News”, partes da província de Fukushima estão sem eletricidade. Autoridades pediram que a população se afaste dos oceanos enquanto durar o alerta de tsunami, também emitido para a região vizinha de Miyagi.
A emissora pública japonesa NHK informou que cerca de 2 milhões de residências estavam sem energia e que a Tokyo Eletric Power Company estava verificando os reatores em Fukushima e outras usinas nucleares.
As autoridades fecharam a piscina nuclear na usina de Fukushima Daini, que fica 12km ao norte da central de Fukushima Daiichi, onde ocorreu o desastre de 2011.
Partes de Tóquio também estavam sem energia. O distrito de Kochioji, um dos mais movimentados da capita, ficou completamente sem luz por cerca de 1h30, o que afetou lojas, restaurantes e áreas residenciais.