O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou ao Alasca nesta sexta-feira (15) para a reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Este será o sétimo encontro pessoal entre os dois chefes de Estado – e o primeiro deste mandato de Trump.
Foi estendido um tapete vermelho para receber os presidentes, que termina em um palco com o letreiro “Alasca 2025”. Ao lado, estão enfileirados caças F-22 Raptor.
Estava previsto inicialmente que a reunião teria presença apenas de Trump e Putin, mas a Casa Branca anunciou que outras autoridades também participarão. Não está claro o que motivou a mudança de planos.
O principal ponto de discussão da reunião será a guerra na Ucrânia, mas autoridades afirmam que pode ser debatido um acordo de armas nucleares e também cooperação econômica.
Trump disse que não ficará feliz se Putin não concordar com um cessar-fogo nesta sexta. Ainda assim, havia dito anteriormente que este encontro deve preparar uma segunda reunião, que pode incluir o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.