O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu, nesta terça-feira (15), suspender o mandato do deputado André Janones (Avante-MG) por um período de três meses.
A decisão foi tomada após análise da representação apresentada pela Mesa Diretora da Casa, que acusou o parlamentar de conduta incompatível com o decoro parlamentar em razão de um desentendimento ocorrido no plenário na última semana.
O relator do processo, deputado Fausto Santos Jr. (União-AM), propôs a suspensão por três meses, prazo inferior aos seis meses solicitados inicialmente pela Mesa Diretora. O deputado Janones ainda poderá recorrer da decisão no plenário, prazo que se encerra em 24 horas. Em entrevista após a sessão, ele confirmou que recorrerá.
A representação que deu origem à decisão foi enviada após um ofício do corregedor parlamentar, deputado Diego Coronel (PSD-BA). O Partido Liberal também havia solicitado à Corregedoria Parlamentar a abertura de procedimento para apurar o caso.
Durante a reunião, o deputado compareceu acompanhado do advogado, a defesa argumentou que Janones foi provocado com ofensas durante o episódio e que não há comprovação das acusações feitas contra ele.