Lula assume que recebeu Vorcaro e que falaram de “perseguição”

Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (05/02), em entrevista ao UOL News, que já se reuniu com o presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, e garantiu que não haverá interferência política nas investigações que envolvem a instituição financeira.

Lula explicou que o encontro ocorreu em 2024, fora da agenda oficial, após um pedido do ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para que Vorcaro fosse recebido no Planalto. Segundo o presidente, além do banqueiro, também participaram da conversa o então diretor do Banco Central, Gabriel Galípolo, e o ministro da Casa Civil, Rui Costa.

De acordo com o relato de Lula, Vorcaro alegou estar sendo alvo de perseguição e pressão no mercado financeiro. O presidente descreveu assim o momento da reunião:
– Eu chamei o [presidente do BC, Gabriel] Galípolo, chamei Rui Costa, que é da Bahia, que conhecia ele, e ele então me contou da perseguição que estava sofrendo, que tinha gente interessado em derrubar ele.

Lula disse ter deixado claro ao empresário que o caso seria tratado exclusivamente no âmbito técnico, sob responsabilidade do Banco Central, sem qualquer direcionamento político. Em suas palavras:
– O que eu disse pra ele: “Não haverá posição política pró ou contra o Banco Master. O que haverá será uma investigação técnica, feita pelo Banco Central”. Foi essa a conversa. “Você fique tranquilo, que a política não entrará na investigação do seu banco, o que entrará será a competência técnica do Banco Central pra saber se está errado, se você quebrou, se não quebrou, se tem dinheiro lavado ou não tem”. E é isso que está sendo feito – disse Lula.

Após o encontro, o presidente afirmou que buscou se informar mais sobre o caso em conversas com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com Galípolo e com o procurador-geral da República, Paulo Gonet. Segundo ele, o objetivo foi obter um panorama das investigações em curso e compreender o alcance das suspeitas envolvendo o banco.

Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.