O Pix está fora do ar para alguns usuários neste sábado (7) e afeta bancos como Nubank, Itaú, C6 Bank, Banco Inter e Santander. A falha parece estar associada ao sistema de pagamentos oferecido pelo Banco Central, com respingos em diversas instituições financeiras.
Segundo o site Downdetector, que monitora o funcionamento de serviços online, as queixas começaram por volta das 10h30 (horário de Brasília) e ultrapassaram 200 registros. Já no Google Trends, houve aumento nas buscas por termos como “Pix fora do ar hoje” e “Pix fora do ar”.
O Nubank informou que “a instabilidade já foi integralmente solucionada”. O Nubank e Banco Inter foram os mais afetados pela falha. No momento da transferência, havia erro na conclusão do pagamento, além de uma mensagem informando que a transação estava sendo “processada”.
O Banco do Brasil e Itaú informaram que não registraram nenhuma falha em seus sistemas internos. Já o Santander informou que a instabilidade foi “externa ao seu sistema”, reiterando que a questão foi solucionada e o PIX opera normalmente para os clientes.
O C6 Bank, por sua vez, afirmou que foi afetado por uma indisponibilidade do sistema PIX, mas destacou que “as operações no aplicativo do banco já funcionam normalmente”.
Já o Banco Central informou que o serviço do Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) — base de dados centralizada operada pelo BC e que armazena as informações das chaves PIX — “apresentou indisponibilidade decorrente de problemas internos”.
“As equipes técnicas atuaram na identificação e resolução da causa, e o PIX já está operando normalmente”, informou a instituição.












