Nesta quarta-feira (11/02), um homem de 21 anos foi preso em Ribeira do Pombal (BA) suspeito de ameaçar de morte e estupro funcionários de um jornal do Distrito Federal e de compartilhar conteúdos violentos e criminosos pela internet. A prisão faz parte de uma operação que mira crimes cibernéticos dirigidos a profissionais de imprensa.
De acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), a Operação Ágora foi deflagrada pela Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos, unidade ligada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (DRCC/Decor).
As investigações apontam que o suspeito enviava diariamente ameaças de morte e estupro a trabalhadores de um jornal sediado em Brasília, além de encaminhar vídeos reais de execuções, mutilação de animais, armas de fogo, material de abuso sexual infantil e arquivos de cunho racista.
Os investigadores rastrearam os vestígios cibernéticos e conseguiram identificar o autor e o local exato de onde as mensagens eram disparadas. A ação contou com apoio do Instituto de Criminalística da PCDF e da Polícia Civil da Bahia, por meio da Delegacia de Ribeira do Pombal, que participaram do cumprimento dos mandados judiciais na cidade baiana.
Durante o cumprimento da operação, o suspeito foi preso em flagrante, e os dispositivos digitais usados para o envio das ameaças e arquivos criminosos foram apreendidos. Segundo a PCDF, o homem confessou os fatos ao ser interrogado. Na análise preliminar dos aparelhos, foram encontrados ainda outros arquivos ligados a abuso sexual infantil e indícios de participação em grupos na internet voltados à troca desse tipo de material.
O investigado responderá por perseguição, violência psicológica, armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual infantil. Somadas, as penas podem chegar a até 14 anos de reclusão. Para a corporação, o caso reforça a importância da atuação especializada no combate a crimes cibernéticos e à violência dirigida a profissionais de comunicação.







