Nesta quarta-feira (18/02), em Brasília, equipes de fiscalização do Distrito Federal divulgaram o balanço das ações realizadas durante o Carnaval 2026: em quatro dias de festa, foram feitas centenas de inspeções em blocos de rua e eventos privados, resultando em autuações, interdições e apreensão de bebidas, alimentos e outros produtos irregulares.
A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) informou que realizou 755 vistorias em 187 blocos e eventos, entre os dias 14 e 17 de fevereiro. As equipes atuaram em ruas, clubes, bares e boates, com foco na estrutura de venda de alimentos e bebidas e nas condições de funcionamento dos estabelecimentos.
Como resultado, foram lavrados 51 autos de infração e decretadas nove interdições, em especial por falta de licenciamento e ausência de prestação de serviços de saúde no local, como ambulância ou equipe mínima de atendimento. Também foram emitidos dois termos de apreensão.
No total, os fiscais apreenderam 1.223 produtos irregulares ou impróprios para consumo, entre eles:
• 747 litros de bebidas sem procedência, falsificadas ou adulteradas;
• 235 cigarros eletrônicos;
• 288 pomadas capilares sem registro;
• 106 kg de alimentos fora das normas sanitárias.
Segundo a Vigilância Sanitária (Visa-DF), o objetivo da operação é reduzir riscos à saúde da população em um período de grande concentração de pessoas e aumento expressivo do consumo de alimentos e bebidas vendidos de forma temporária nas ruas. Produtos sem origem conhecida, adulterados ou armazenados de forma inadequada podem causar intoxicações, infecções e outros problemas de saúde.
A pasta reforça que a população também é peça-chave na fiscalização. Denúncias sobre situações irregulares podem ser feitas pelos canais oficiais da SES-DF, via internet, pelo telefone 162 ou presencialmente em qualquer unidade de ouvidoria do Governo do Distrito Federal (GDF). As informações são usadas para direcionar equipes e reforçar a vigilância em pontos críticos, ajudando a garantir ambientes mais seguros e saudáveis em todo o DF.







