Nesta segunda-feira (13) Ceilândia ganhou um novo hospital. A unidade modular, anexa ao Hospital Regional de Ceilândia (HRC), conta com 54 módulos hospitalares refrigerados com 73 leitos, sendo três com suporte de ventilação mecânica, distribuídos em uma área de 1.015 m². Uma rampa faz a ligação entre essa unidade e o Hospital Regional da cidade.
O projeto começou a ser construído em 10 de junho e foi entregue após 33 dias. A unidade, que entra em funcionamento hoje, tem como objetivo atender à população da cidade infectada pela Covid-19, que atualmente é o local com a maior quantidade de casos no DF, e reduzir a incidência da doença na região administrativa.
Ceilândia ganhará também um hospital de campanha, como reforço das ações do Governo do Distrito Federal em prol da saúde. A unidade terá 60 leitos, sendo 20 com suporte respiratório e 40 de enfermaria em uma área de 2.115,72 m² na QNN 27, Área Especial, Lote D. Após a pandemia, ela será transformada em uma unidade materno-infantil.
E além dos dois hospitais, está em andamento a construção da nova UPA da região administrativa, na Expansão do Setor O, QNO 21, AE D. Ela será uma das sete novas unidades no DF, administradas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). As outras estão sendo construídas em Brazlândia, Paranoá, Gama, Ceilândia, Riacho Fundo II, Planaltina e Vicente Pires.