Imagens das câmeras de segurança de dentro do ônibus que colidiu com uma caminhonete na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (EPIA) Sul, próximo ao Catetinho, na manhã de terça-feira (2/1), mostram o momento do acidente visto pelo interior do coletivo.
As imagens mostram quando os passageiros do ônibus são jogados de um lado para o outro. Alguns chegaram a cair no chão com o impacto da colisão. Em seguida, o motorista, a cobradora e os passageiros do ônibus desceram assustados. Quinze pessoas foram socorridas. Seis passageiros foram encaminhados para o Hospital de Base. Outros cinco foram para o Hospital de Santa Maria, e quatro receberam atendimento no local, sem gravidade.
O motorista da caminhonete Valdivaldo Cândido da Costa, de 51 anos, morreu na hora. Ele era mestre de obras, morava no Gama e tinha duas filhas. O homem completaria 52 anos na próxima quinta-feira (4/1).
O veículo que ele conduzia atravessou três faixas da pista onde estava. Depois, em alta velocidade, passou por cima do canteiro, cruzou a pista exclusiva de ônibus no sentido contrário, atravessou mais duas pistas desviando de outros veículos e bateu de frente com o ônibus.
O motorista do coletivo afirmou que buscou agir para “evitar o pior” após a colisão; por isso, agiu institivamente e jogou o veículo para a direita. “Me preocupei com as vidas que eu carrego. Depois do acidente, verifiquei cada passageiro”, disse em entrevista.
O ônibus fazia o trajeto entre Pedregal, no Entorno do DF, e a Rodoviária do Plano Piloto. A empresa União Transporte Brasília (UTB), responsável pela linha, lamentou o acidente, disse que prestou o devido socorro aos passageiros e que está adotando as medidas cabíveis para a apuração do caso.
Veja o vídeo: