O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou uma foto de sua chegada ao Japão nesta segunda-feira (24/3), ao lado dos presidentes da Câmara e Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) e Hugo Motta (Republicanos-PB), e seus antecessores, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL).
Na legenda da publicação, o chefe do Executivo reitera que sua visita oficial ao país ocorre “em celebração aos 130 anos de amizade entre Brasil e Japão”.
“Uma parceria histórica que se fortalece rumo a um futuro de inovação, crescimento e novas oportunidades para nossos povos” acrescentou.
Também fazem parte da comitiva a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, o ministro da Educação, Camilo Santana, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o Ministro dos Transportes, Renan Filho, e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner.
A primeira-dama, Janja da Silva, já se encontra no país asiático há uma semana, pois viajou junto da delegação que preparou a viagem presidencial.
“Aqui no Japão, terei encontros com o Imperador Naruhito e o Primeiro-Ministro, Shigeru Ishiba, além de um encontro com empresários e de acompanhar a assinatura de acordos estratégicos em ciência e tecnologia, saúde e educação” adicionou.
Um dos objetivos da viagem é tentar negociar a exportação de carne bovina brasileira ao Japão e articular avanços no acordo com o Mercosul, como uma forma de contornar à guerra tarifária promovida pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
No próximo dia 27 de março, Lula e sua comitiva seguem rumo ao Vietnã, parceiro do Brasil há 35 anos. No país, ele encontrará o primeiro-ministro Pham Minh Chính, e o presidente do Vietnã, Luong Cuong, entre outras autoridades.