O governador Ibaneis Rocha (MDB) reuniu, nesta segunda-feira (21/7), secretários e presidentes de empresas públicas para traçar as diretrizes que vão nortear as ações do Governo do Distrito Federal (GDF) até o fim de 2025. O encontro, realizado na Residência Oficial de Águas Claras, estabeleceu um roteiro de obras, investimentos e políticas públicas com foco em áreas como infraestrutura, saúde, segurança, turismo e desenvolvimento social.
Entre as prioridades, o chefe do Executivo destacou a retomada de obras importantes para o DF, como a revitalização das quadras 1 e 6 do Setor Comercial Sul e a urbanização completa do Sol Nascente, onde também será implantado um novo batalhão da Polícia Militar e uma delegacia para reforçar a segurança local. A urbanização também vai avançar em áreas como o Pôr do Sol e Santa Luzia, que contará com cadastramento de famílias para o Cartão Material de Construção.
A infraestrutura viária terá reforço com o recapeamento da Asa Norte e de trechos rurais nas DF-270 e DF-100, além da previsão de construção do novo 6º Batalhão da PM no Plano Piloto e duas novas pontes no Lago Sul. O governo também planeja ampliar o programa DF 100% LED, com a troca de mais de 100 mil luminárias, das 173 mil previstas.
Na área social, o governador prometeu acelerar a construção de moradias no Residencial Tamanduá e fomentar o acesso ao lazer e à cultura, com a expansão dos restaurantes comunitários e a criação de centros de convivência para idosos e juventude.
Na educação, cerca de 50 escolas devem passar por reformas e o modelo de gestão compartilhada será ampliado. No setor de saúde, o GDF pretende reduzir as filas para cirurgias eletivas e ampliar o acesso a tratamentos oncológicos, com a meta de realizar 16 mil procedimentos até o início de 2026.
O turismo e a cultura também ganharam atenção, com incentivo a eventos como o Capital Moto Week, a Expoabra e o Encontro Cultural das Capitais Ibero-americanas, previstos para os próximos anos. A gestão também aposta na requalificação de espaços públicos, como a reforma completa do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, com substituição dos gradis e instalação de bebedouros públicos em áreas de lazer.
“O balanço que fazemos até aqui é positivo, mas sabemos que podemos entregar ainda mais à população. Por isso, o segundo semestre será de muito trabalho, especialmente nas áreas que mais impactam o dia a dia das pessoas”, destacou Ibaneis Rocha.