Uma distribuidora de bebidas que funcionava como fachada para a venda de drogas foi alvo de uma operação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) nessa terça-feira (12), em Ceilândia. A ação, batizada de Operação Sýnnefo, resultou na prisão em flagrante de um homem de 45 anos e na apreensão de diversas porções de entorpecentes.
A investigação, conduzida pela 15ª Delegacia de Polícia, teve início a partir de denúncias anônimas que apontavam o comércio, localizado na QNM 26, como um ponto de tráfico. Os policiais passaram a monitorar o local e confirmaram uma intensa movimentação de usuários que compravam drogas diretamente na grade de atendimento do estabelecimento.
Durante a vigilância, os agentes chegaram a registrar em vídeo a venda dos entorpecentes. Com as provas, a equipe decidiu realizar a abordagem. Um dos usuários foi interceptado logo após comprar uma porção de maconha na distribuidora.
No interior do comércio, os policiais encontraram 24 porções de cocaína, 42 porções de maconha e quatro porções de haxixe, prontas para a venda. Também foram apreendidos R$ 187,35 em dinheiro, um celular, um notebook, um drone, três máquinas de cartão e diversos medicamentos de uso controlado.
Segundo a PCDF, o homem de 45 anos resistiu à abordagem de forma passiva, sendo necessário o uso de força moderada e de algemas para contê-lo. Ele foi autuado por tráfico de drogas, crime com pena prevista de 5 a 15 anos de prisão, e encaminhado à carceragem da Polícia Civil, onde aguarda decisão da Justiça.
Os usuários identificados e abordados durante a operação foram levados à 15ª DP para os procedimentos legais.
O nome da operação, “Sýnnefo”, significa “nuvem” em grego e faz referência ao nome fantasia da distribuidora de bebidas que, segundo as investigações, era usada para encobrir a atividade criminosa.