Homem é preso por atear fogo em mata nativa do Cerrado no DF

Foto: Divulgação/PRF

Um homem foi preso em flagrante pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na tarde desta sexta-feira (13/9) após atear fogo em uma área de mata nativa do Cerrado, às margens da BR-060, no Recanto das Emas.

De acordo com a PRF, a prisão ocorreu após denúncia de um morador da região, que informou à PRF ter visto um homem colocando fogo na vegetação. Segundo o denunciante, o indivíduo apresentava comportamento alterado e chegou a ameaçar incendiar toda a comunidade próxima.

Diante da denúncia, uma equipe da PRF foi ao local e flagrou o homem no momento em que iniciava um novo foco de incêndio. Ao ser abordado pelos policiais, ele confessou ter iniciado o fogo e afirmou ter a intenção de continuar com as queimadas.

O homem foi preso e conduzido à 26ª Delegacia de Polícia Civil, em Samambaia, para as providências cabíveis. O incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal.

A área atingida pelas chamas faz parte do bioma Cerrado, que tem sofrido com a intensificação dos incêndios nos últimos meses, em decorrência da seca prolongada.

Fogo pelo Brasil

O Brasil registrou 5.132 focos de incêndio, concentrando 75.9% das áreas afetadas pelo fogo em toda a América do Sul, segundo o Programa Queimadas, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Nestes primeiros dias de setembro, os focos distribuídos pelo país superam o dobro do que foi observado em 2023.

<
plugins premium WordPress