Vídeo: Onça-pintada flagrada escalando parede em Zoológico de Brasília é vista no topo de tronco

Foto: Reprodução

Uma das onças do Zoológico de Brasília que foi filmada escalando a parede do fosso e se aproximando da grade de proteção superior, no fim de dezembro de 2023, voltou a chamar a atenção nas redes sociais após ser flagrada no topo de um tronco observando a movimentação do local.

As imagens, registradas na sexta-feira (26/1), mostra a onça-pintada, de 2 anos, observado os visitantes por um tempo e depois descendo sem nenhuma dificuldade.

O animal vive no recinto do Zoo ao lado do irmão. Os filhotes foram resgatados órfãos, deixados desamparados em meio às queimadas que atingiram o Mato Grosso, em 2021. Assim como os demais animais do local, as onças não têm condições de retornar à natureza.

De acordo com o diretor de serviços mamíferos, Leandro Drigo, o comportamento das onças é o mesmo que o de outros animais da espécie que vivem na natureza. “Eles escalam muito bem, nadam muito bem e estão fazendo isso no recinto. São dois animais jovens, saudáveis, curiosos e que têm demostrado esse comportamento aqui”, disse

O Zoo de Brasília chegou a implementar medidas adicionais de segurança para desencorajar a subida da onça-pintada nas grades de proteção. As novas medidas, cuidadosamente planejadas, visam criar um ambiente seguro tanto para os visitantes quanto para a onça-pintada, sem prejudicar seu bem-estar. A barreira física foi projetada para ser robusta, garantindo que o acesso à grade seja mais desafiador para a onça, sem causar estresse desnecessário ao animal.

Além disso, uma cerca elétrica foi instalada estrategicamente para atuar como uma camada adicional de dissuasão. A cerca elétrica foi projetada para ser segura para a onça, não causando danos ao animal, mas fornecendo um estímulo suficiente para evitar tentativas de subir nas grades.

“Uma barreira física foi instalada na pilastra para impedir novas escaladas e uma cerca elétrica foi instalada no limite superior do recinto. Esse tipo de elemento de segurança já foi utilizado antes no Zoológico de Brasília e também em outras instituições que mantêm animais selvagens sob cuidados humanos. A voltagem é baixa e tem apenas a função de desencorajar novas subidas”, acrescenta o diretor.

Veja o vídeo:

plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.