PCDF desmantela esquema de estelionato cibernético com prejuízo de R$ 90 mil

Foto: Divulgação/PCDF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), em uma ação conjunta com as polícias do Piauí e da Bahia, deflagrou a Operação Falsa Central para combater crimes cibernéticos. O esquema, que utilizava o golpe da falsa central bancária, causou um prejuízo de cerca de R$ 90 mil.

Nesta sexta-feira (8), mais de 40 policiais cumpriram 15 mandados judiciais, incluindo prisões e buscas. Sete pessoas foram presas, sendo cinco no Distrito Federal. A maioria dos indiciados confessou a participação nos crimes.

As investigações mostraram que o grupo ligava para as vítimas se passando por uma central de segurança bancária. Com a desculpa de que havia movimentações suspeitas na conta, eles convenciam as pessoas a fazerem transferências para contas de integrantes do esquema ou de “laranjas” — pessoas que cediam suas contas em troca de dinheiro.

Além das prisões, a Justiça determinou o bloqueio de nove contas bancárias para garantir o ressarcimento das vítimas. Os policiais também apreenderam celulares e cartões bancários usados nos crimes.

Os criminosos responderão por estelionato qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro. As penas, somadas, podem chegar a 21 anos de prisão. A PCDF alerta que quem empresta a conta para esse tipo de crime também pode ser responsabilizado.

A PCDF reforça a importância de a população ficar atenta a ligações de supostas centrais de segurança bancária, que frequentemente usam esse tipo de abordagem para aplicar golpes.

plugins premium WordPress
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.