O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu-DF) estará presente em dois eventos esportivos de grande porte neste fim de semana, em Brasília, para garantir atendimento rápido e seguro à população. As equipes vão atuar na 53ª Corrida de Reis, no sábado (31), e na final da Supercopa Rei, no domingo (1º/2).
Na Corrida de Reis, uma das provas de rua mais tradicionais do país, o Samu-DF contará com uma unidade de suporte básico (USB) e quatro motocicletas, posicionadas próximas à largada, no Palácio do Buriti, a partir das 17h.
Cerca de 20 mil atletas participarão da corrida, que termina no estacionamento da Arena BRB Nilson Nelson. As equipes serão formadas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores, prontos para agir em caso de emergência.
Já na final da Supercopa Rei, entre Flamengo e Corinthians, a estrutura será reforçada. O Samu-DF atuará com um veículo de intervenção rápida (VIR), uma USB e quatro motocicletas, com médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores. O atendimento será prestado na área externa da Arena BRB Mané Garrincha, que conta com a expectativa de receber 70 mil torcedores.
A diretora do Samu-DF, Lorhana Morais, lembra que o planejamento é fundamental em eventos com grande concentração de público. “Em situações como essas, organizamos um plano de contingência para deixar as equipes mais próximas dos locais”, explica. “Nossa Central de Regulação Médica de Urgências também fica preparada para responder rapidamente, sempre que necessário”.
Samu-DF
O Samu-DF integra a Política Nacional de Atenção às Urgências e atua no atendimento pré-hospitalar móvel em situações clínicas, traumáticas, cirúrgicas e psiquiátricas.
O serviço é gratuito, funciona 24 horas por dia e pode ser acionado pelo telefone 192, oferecendo orientações e envio de equipes especializadas para atendimento rápido e adequado.
Vinculado à Secretaria de Saúde (SES-DF), o Samu-DF conta com ambulâncias, motocicletas e helicóptero aeromédico para garantir assistência ágil e salvar vidas.
Orientações
Para quem vai participar da Corrida de Reis, os profissionais de saúde orientam a população a ter alguns cuidados especiais que podem fazer diferença durante a prova e evitar desidratação e contusões. Confira, abaixo.





