O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, deu posse, nessa quarta-feira (8/2), ao novo diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Fernando Oliveira.
Natural de Salvador, na Bahia, o inspetor é policial rodoviário federal de carreira há 29 anos, possui graduação em odontologia e direito, e é mestrando em ciências jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa.
Em seu discurso, o novo dirigente destacou o papel e o alcance da PRF, que é a instituição federal de segurança pública com maior presença no território nacional.
“Nossas ações de fiscalização, de educação para o trânsito e de combate à criminalidade alcançam anualmente milhões brasileiros em 75 mil quilômetros de rodovias federais. Há quase um século, há exatos 94 anos, a Polícia Rodoviária federal cuida da sociedade brasileira com comprometimento, responsabilidade e trabalho.”
Ao falar dos atos de vandalismo contra as sedes dos Três Poderes ocorridos há um mês, Antônio Fernando Oliveira disse que a PRF preza pela civilidade e que não irá pactuar com qualquer ato contra a democracia.
“Os valores genuínos da PRF como educação, civilidade, respeito ao próximo são imprescindíveis para a nação. A Polícia Rodoviária Federal, como órgão de Estado, não tem partido e não irá pactuar com qualquer investida contra a democracia.”
O ministro da Justiça, Flávio Dino, ressaltou o compromisso do governo federal com a PRF e destacou que condutas individuais improcedentes serão corrigidas pela instituição.
“As instituições corrigem os erros pessoais. E, por isso mesmo, tenho a tranquilidade de que não passa, apenas, de mais uma fake news – que é o nome chique de mentira – a ideia de que haveria uma espécie de má vontade com esta instituição. Não acreditem nos maus, que querem dividir, que querem cindir”, disse o ministro.
Durante o evento, o novo diretor-geral da PRF assinou um protocolo de intenções com o Instituto Childhood para o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes e um acordo de cooperação técnica com o Ibama para realização de ações conjuntas de proteção ao meio ambiente.
Celina participa da cerimônia
A governadora em exercício do Distrito Federal Celina Leão participou da cerimônia de posse do diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Antônio Fernando Souza Oliveira, e da apresentação da nova diretoria da instituição, nessa quarta-feira. Na ocasião, a chefe do Executivo local ressaltou a importância da integração das forças de segurança pública para a defesa da democracia e proteção da vida.
“Nós viemos aqui participar desse momento, já que faz exatamente um mês do dia 8, para mostrar que as instituições estão de pé”, destacou, referindo-se aos atos antidemocráticos e às invasões às sedes dos Três Poderes. “Estamos todos trabalhando pela proteção da vida e defesa da democracia”, afirmou Celina Leão.









